Home / PUBLICIDADE E PROPAGANDA / IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO DE ARQUIVOS PARA A WEB: imagens para internet

IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO DE ARQUIVOS PARA A WEB: imagens para internet

importação e exportação

Os formatos mais usados atualmente são: jpg,png e o gif.  Diferenciam se na quantidade de cor que suportam, sendo que o jpg suporta 14 milhões de cores e o formato .png e .gif suportam 256 cores ou tons de cores. Essa diferença vai nortear os uso na web para cada formato.

Uma atividade comum é a conversão de objetos vetoriais em imagens (bitmap), este processo é muito usado em logosmarcas e o recomendado é a utilização do formato “eps”.

EPS – FORMATO UTILIZADO PARA EXPORTAR ARQUIVOS DO VETORIAL AO BITMAP

EPS, acrônimo de Encapsulated Postscript é um formato digital para imagens.  Desenvolvido pela Adobe, o Postscript é uma linguagem de descrição de páginas. Ele pode ser usado para armazenar gráficos (i.e., vetores), imagens raster (bitmap) ou ambos.O Postscript é capaz de manipular texto e desenhos de maneira eficiente e com qualidade superior ao bitmap, mas não é capaz de armazenar imagens fotográficas, de modo que elas devem ser representadas como bitmaps. O EPS pode ser aberto em softwares gráficos e de desenho, como PhotoShop, CorelDraw, Illustrator, etc. Mas quando são abertos em programas de edição de imagem são transformados em pixels essa ação é chamada de Rasterize.Devido a maneira como interpreta os dados é muito utilizado como “ponte” na exportação de arquivos, principalmente quando é necessários transpor de uma software vetorial para um bitmap.

GIF

GIF (Graphics Interchange Format, que se pode traduzir como “formato para intercâmbio de gráficos”) é um formato de imagem de mapa de bits muito usado na world wide web, quer para imagens fixas, quer para animações.

Este formato de arquivo atualmente é amplamente utilizada na web por causa do seu tamanho compacto. No entanto, este formato possui uma paleta limitada de cores (256 no máximo), impedindo o seu uso prático na compactação de fotografias. Por causa desta limitação o formato GIF é utilizado para armazenar ícones, pequenas animações ou imagens com áreas extensas de cores chapadas.

COMPARANDO OS TAMANHOS DE ARQUIVOS E SEUS FORMATOS

IMAGEM “JPG” 450 x 131 PIXELS – 17KB ( Método – salvar para web do PhotoShop )

logo.jpg

IMAGEM “GIF” 450 x 131 PIXELS – 6KB ( Método – salvar para web do PhotoShop )

logo.gif

Observamos que a diferença de tamanho de armazenamento em Kb (kilobyte) é quase o dobro do JPG para o Gif, esta ocorrência reforça a teoria que diz que defemos usar o “JPG” para imagens fotográficas e o ” Gif” para imagens com cores chapadas como logomarcar , paineis e fundos.

Quando falamos de imagens para sites e levantamos questões de redução do tamanho de armazenamento precisamos considerar tanto a melhora da performance de carregamento do site, quanto para aliviar o espaço nos servidores web que podem chegar a armazenar zilhões de bitmaps entre ícones, logomarcas, banners, fundos, etc.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.