Home / PUBLICIDADE E PROPAGANDA / ANIMAÇÃO: fundamentos e conceitos básicos

ANIMAÇÃO: fundamentos e conceitos básicos

Informaçãoes de um Storyboard

…a linguagem do cinema nasceu da animação… ”animador Marcos Magalhães

UM PROCESSO…

O stop-action consiste em fotografar um quadro de filme e reorganizar rapidamente as figuras articuladas para produzir a ilusão de movimento.

Essa ilusão de movimento é devida à Persistência Retiniana que designa o fenômeno ou a ilusão provocada quando um objeto visto pelo olho humano persiste na retina por uma fração de segundo após a sua percepção. Assim, imagens projetadas a um ritmo superior a 16 por segundo, associam-se na retina sem interrupção.

Segundo essa teoria, ao captar uma imagem, o olho humano levaria uma fração de tempo para “esquecê-la”. Assim, quando os fotogramas de um filme de cinema são projetados na tela, o olho misturaria os fotogramas anteriores com os seguintes, provocando a ilusão de movimento

TÉCNICAS:

Straight Ahead é uma técnica que consiste na observação detalhada quadro por quadro da animação, verificando detalhes e ajustando tudo para obter o resultado com a melhor qualidade possível. Ela tem um grande problema prático quando são necessários ajustes de tempo, por exemplo, o que pode ficar impraticável.

Pose-to-pose é uma forma alternativa, que consiste em determinar alguns quadros-chave  e fazer com que eles tenham a essência da animação. Os quadros intermediários, neste caso, são úteis apenas para completar o movimentos de forma suave. Eventuais ajustes se tornam muito mais simples e não interferem na continuidade.

PRINCÍPIOS

TIMING (Tempo)

O tempo de execução do movimento pode passar a impressão de realismo ou artificialidade, pois, mesmo intuitivamente, as pessoas têm uma previsão mental de como seria aquele movimento na realidade e estabelecem automaticamente uma série de comparações automáticas para julgar a qualidade do resultado obtido pelo animador. A forma com que uma bola pula muda completamente a sensação de peso que se tem ao ver a animação em execução.

O tempo determina a compreensão da animação

ACELERAÇÃO E FRENAGEM (slow In e Slow out)

Este princípio considera a importância da inércia no planejamento de um movimento. Isto significa que, se um corpo está em uma determinada posição, ele não deve simplesmente iniciar um movimento instantâneo, desenvolvendo a velocidade final. O mesmo vale para os objetos que estão parando, isto deve ocorrer suavemente, simulando a perda de energia cinética, que se converte novamente em energia potencial ou de outro tipo.

DEFORMAÇÕES (Squash e Strtch)

Os objetos sofrem deformações quando se movimentam ou entram em choque com algum obstáculo. Por exemplo, uma bola de futebol quando recebe um chute fica amassada por um instante, enquanto a energia se transfere para gerar movimento. Isto também colabora para a caracterização do material.

Os detalhes acrescentam realismo à animação

CONSIDERAR AS AÇÕES SECUNDÁRIAS

É preciso observar que a animação deve conter diversos movimentos além do principal.por exemplo, mesmo que a intenção seja mostrar um jogador de futebol chutando uma bola para o gol, não deve ocorrer somente o movimento das pernas e pés,mas também, da cabeça, dps braços, dos ombros, dos cabelo – como ocorre na vida real.

Em fim, para criar uma boa animação é preciso “entrar” na realidade que estar criando e vive-la. Uma animação rica em detalhes fornece mais informações para o cérebro e por tanto, uma mensagem melhor concebida.

22 comments

  1. Para construir uma animação temos que nos espelhar na realidade e nos detalhes, e como diz no texto, nao apenas o objetivo final que seria por exemplo onde um objeto ira cair mas sim como é o percurso dele. Algo também de suma importancia é o tempo, ele da o efeito necessario na imagem e só assim faz com que nosso cerebro consiga entender a imagem. Podemos também mecher na forma do objeto para que ele chegue mais proximo da realidade, dando efeito a animaçao.

  2. O requisito essencial para a criação de uma boa animação é se guiar na realidade e nas ações secundárias, ou seja, é se preocupar o máximo com detalhes que juntos fazem toda a diferença no movimento, com isso deixando-a mais rica e realista. Para isso, é fundamental a importância e a preocupação com os princípios de aceleração, frenagem e deformações dos objetos que juntamente com o tempo e o ritmo são os responsáveis pelo aperfeiçoamento de uma animação.

  3. Maria Tereza Xavier Ferreira

    As características indispensáveis para uma boa animação consistem em todo um processo, que passa das técnicas, que é importantíssimo saber ultilizá-las bem, os princípios, como o de tempo, aceleração e frenagem e deformações, que são os que dão vida a animação e a tratam para dar forma realista e verdadeira. Todos esses ítens fazem com que uma animação seja real, dê essa impressão ao espectador, através de detalhes.

  4. Uma animação deve seguir as leis da física, velocidade, tempo, inércia, etc., para dar um aspecto realista. No entanto, podem haver distorções dependendo da mensagem pretendida. Além do mais, uma boa animação deve ser agradável ao receptor, chamar sua atenção, ser legível e inteligível. Feito isso, o animador conseguiu seu objetivo.

  5. Rafael Henrique Uehara

    É importante antes de começar a criar a nossa animaçao ter em mente todas as partes da animção, todos seus componentes para que no fim o resultado seja o que você pensou para o projeto, quanto mais ferramentas como aceleração, frenagem e deformações dos objetos pois esses deixam o projeto com um grau de realismo maior.

  6. Thiago de Carvalho Sarri

    Para construir uma animação devemos nos preocupar com a riqueza de detalhes ,sendo o mais real possivel e as ações devem ser seguir uma ordem ,de tempo e ritmo,possibilitando assim uma animação mais harmonica e realista possivel,obdecendo ainda a aceleração e deformação de um determinado objeto ou personagem. Essa união desses fatores faz com que o nosso celebro processe as imagens em forma de video,conforme o processo que o texto nos explica.

  7. Uma boa animação deve conter detalhes de movimentos próximos da realidade. Os detalhes em harmonia convencem a visão de uma realidade.
    Quanto mais próximo do real, melhor será a animação.

  8. É importante para a construção de uma animação fazer com que ela seje o máximo possivel parecido com o mundo real, para isso devemos nos preocupar com os detalhes, ou seja, com velocidade, ritmo, tempo etc… que dão um toque a mais na animação fazendo com que ela prenda a atenção do internauta.Poís é importante ressaltar que uma animação chama atenção do internauta através de detalhes; e o principal fator é o ritmo.

  9. Júlio César Fernandes

    Para a construção de uma animação é indispensável além de tudo uma boa criatividade. Animação é dar vida, alma, alegria, entusiasmo. Cada movimento, escolha de cores, podem impactar a visão do ser humano. Hoje em dia encontramos vários programas capazes de construir animações fantásticas, mas no entanto, uma boa animação não depende apenas de um programa ou design, é necessário coerência de sons, textos, cenários, quadros, velocidade, em fim, enriquecer mínimos detalhes.

  10. NELSON FERREIRA FRUGERI JÚNIOR

    A animação deve ser criada observando sempre a realidade, ou seja, respeitando as leis da física, os princípios básicos de aceleração, frenagem e deformação e todos os detalhes envolvidos em uma atmosfera real, como por exemplo os traços e expressões corporais.

  11. O interessante das articulações do ser humano é afirmar que ele participa como observador da ilusão conscientemente.
    As técnicas de animação quando bem elaboradas possibilitam ao homem a oportunidade de reproduzir a sua própria realidade.

  12. Para construir uma boa animação é preciso se preocupar em enriquecer os detalhes, dar importancia a inércia e rítmo de movimento. O tempo de execução é muito importante, pois passa a impressão de realidade. Uma animação rica em detalhes, faz com nosso cerebro entenda facilmente a mensagem.

  13. Marcelo souza de Oliveira

    O requisito fundamental para uma boa animação é sempre se inspirar na realidade para criar a animação condizente com a realidade, seguindo princípios de tempo e forma para que a animação não fique muito falsa. Porém dependendo da intenção a animação pode e deve fugir da realidade, o que faz toda diferença para qualquer animação é o ritmo, essencial para uma boa animação.
    Marcelo Souza de Oliveira

  14. Cristhian Carlos da Silva

    Criar uma animação é um processo onde se estímula praticamente todo o potencial criativo do quem a produz, pois fazer animação não é simples movimentar um possivel desenho. É prestar atenção em cada detalhe, em cada movimento, do mais simples andar até o mais complexo movimento possível. É a harmonia entre todos esses aspectos técnicos, citados no texto, e criativos, proveniente de quem produz, que fazer de fato uma boa animação. Tem que ter uma alma. Essa é a mágica do negócio.

  15. Tamila Carla Ortiz

    Para que uma animação seja construída com sucesso devemos seguir alguns requisitos primordiais, estar bem atendo aos detalhes, já ter uma criação em mente, prestar bastante atenção na velocidade que será utilizada para chegar o mais próximo do real possível. Devemos prestar atenção em cada detalhe, para dar o efeito que pretendemos devemos alterar a imagem e a velocidade de acordo com a ação que desejamos mostrar na animação, devemos transmitir uma animação harmoniosa ao receptor.

  16. Para se fazer uma boa animação é necessário ter ritmo, tempo, harmonia, detalhes e principalmente tratar a realidade para um target certo, para termos um resultado com qualidade, sabedoria e criatividade .

  17. Uma animação nos dias atuais, envolve muito mais que técnica. Não que ela não seja importante, mas é necessário saber o que se quer transmitir e a quem. A linguagem adequada, os movimentos corretos, o timming exato. Pode-se ter uma animação em 3D que seja vaga e uma em Flash que atinja seu target. Ou vice-versa. É necessário chamar a atenção para o novo, o objetivo. Independente da técnica.

  18. Uma boa animção deve ser rica em detalhes, tempo, equilibrio e parecer o mais real possível … Prestar atenção na velocidade é algo muito importante para que a animação pareça mais real possível…

  19. Isabela Sampaio Flores

    Para uma boa animação, a aproximação da ficção com a realidade é fundamental. É preciso estar atento aos movimentos entre outros aspectos para que o resultado final seja o mais natural e mais real possível. Porém é preciso que a animação seja atraente, diferente para conseguir uma boa repercusão.

  20. ARTHUR COUTO ROSA DE SOUZA

    Para que um banner tenha seu objetivo atendido, primeiramente a pessoa que acessa o site qualquer até um lugar que ele não queria ir acessar naquele momento. Desviando-o do que ele estava para fazer a primeiro momento.
    O banner precisa, em primeiro lugar, ser visível, chamativo, ser rico em detalhes.Precisa ser diferenciado do que esta a sua volta.

  21. A caracteristica essencial para uma boa animação, sem duvida nenhuma é a ATRAÇÃO!!! Não importa de que maneira ela seje elaborada, o importante é prender a atenção !!!

  22. Um banner para internet, para atingir seu objetivo em totalidade, deve despertar no usuário o desejo de clicar. Isso significa que, para ser efetivo, o banner precisa estar posicionado no local certo, para conseguir atrair a atenção de quem está navegando. A partir daí, é preciso que haja uma identificação entre usuário e mensagem passada: a confiança adquirida gera o interesse pelo clique. Um banner só é eficaz quando faz com que o internauta chegue até seu destino. Logo, é necessário estar atento à conveniência do anúncio: é preciso que o design do banner seja harmônico com a página de hospedagem e que seu conteúdo seja relacionado à página de destino.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.