Home / MÍDIAS SOCIAIS / Uso das mídias sociais na empresa. Como unir sua identidade social de forma profissional nas mídias sociais.

Uso das mídias sociais na empresa. Como unir sua identidade social de forma profissional nas mídias sociais.

Identidade Social - mídias sociais

fonte: Redes Sociais TI – Unifran

As ferramentas sociais que agregam milhares de pessoas na internet criaram uma necessidade e uma possibilidade para as empresas. Atualmente é imprescindível para qualquer empresa a proximidade com seu público, a interatividade e a colaboratividade e isso é exatamente o que as mídias sociais prometem fazer. Será?

Pois bem, transferir anos de relacionamento do meio presencial para o meio virtual requer alguns cuidados, passos que sejam compreendidos por todos os envolvidos (os proprietários, os diretores, os funcionários e os clientes) pois, são estes que edificaram a rede social atual e com certeza deverão possuir seus lugares na rede social virtual.

Uma atitude essencial a tomar é permitir a visibilidade. Visibilidade é tornar-se público, mas, principalmente, é permitir que pessoas interajam com aquilo que se tornou público e na interação temos os prós e os contra, ou seja, na visibilidade criamos os canais para que nossos valores naturais apareçam e os que não são considerados valores também. O chocolate que é doce para um pode ser amargo para outro, e assim, caminha a visibilidade.

A ferramenta para lidar com a visibilidade é construída pela simpatia e pela transparência, onde com simpatia, reconhecemos nossos elos mais fracos e com a transparência certificamos a intenção de fortalecê-los.

Em uma rede social midiática e distribuída não é possível hierarquizar as informações, tomar posse. Na verdade, o que ocorre é como se fossemos espectadores e atores simultaneamente, desta malha comunicativa e interligada, assim, observamos seu fluxo e aprendemos a ler suas conexões para direcionar as nossas.

Portanto, há uma infinidade de ferramentas inseridas nas mídias sociais e que conectam pessoas, empresas e máquinas*, e com isso, a necessidade de planejar quais e como as mídias sociais serão introduzidas no cotidiano pessoal e empresarial, é primordial para agregar a fusão das redes sociais.

*sim, as máquinas e os softwares já interagem em diálogos na internet. Sim, às vezes se pode pensar que está se relacionando com uma pessoa e ser o computador que lhe responde e direciona. Bem vindo ao mundo atual.

Bibliografia:

O Poder da redes. David Ugarte. ( GNU – Internet)
Redes Sociais. Bob Cross e Robert Thomas. Editora Gente
A Biblia do Marketing Digital. Cláudio Torres. Editora novatec

Redes Sociais TI Unifran

Mauricio Valentini é supervisor do setor de Redes Sociais da Unifran vinculado a TI.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.