Home / MÍDIAS SOCIAIS / Identidade Social: por uma rede social ideal

Identidade Social: por uma rede social ideal

Alinhamento de forças centrípeta e centrifuga

Uma Rede social é constituída pelas conexões de troca que realizamos em nossas atividades com outros seres. Neste processo, articulamos para conquistar os complementos de formação, de informação, de espiritualidade, de diversão, de oportunidade e de pessoas da nossa identidade. Temos que reconhecer que desta forma, a identidade é social.

A rede social simultaneamente deve ser centrípeta e centrífuga, ou seja, é centrípeta quando buscamos nossos complementos, sendo centrífuga quando doamos.

A rede social ideal, visa o equilíbrio destas forças que doam e recebem energia para as suas funções e atividades. Assim, informação, formação, oportunidade, espiritualidade, lazer e pessoas que congregam a plenitude do ser, tornam-se forças a serem equilibradas e mantidas na rede.

Quem deseja uma rede social ideal, sempre deve dar o primeiro passo, que é centrifugo.As forças que nos motivam a buscar, devem ser os motores para doar, Assim;

Informação: nosso posicionamento no mundo é feito por meio das informações que recebemos, são nossos conhecimentos gerais do mundo e das coisas que nele ocorrem.

Formação: conhecimento que julgamos serem necessários para os nossos objetivos de sucesso e projeção profissional.

Oportunidade: uma possibilidade de benefício: emprego,concurso,premiações,brindes

Espiritualidade: essência do ser humano, alegrias e carências. Equilíbrio do corpo,da mente e da alma em si e com o mundo

Lazer: formas de interação que quebram os paradigmas convencionais do fluxo informativo: contos,arte,quadrinhos,imagens,passeios,frases…

Pessoas: é conexão, novas amizades e relacionamentos do bem. O termo “bem” é indicativo, a conexão é sugerida em rede. Tipo: “Segue fulano no twitter que é legal”, Manda um email dizendo isso para Ciclano”, etc

A medida que suprimos nossas necessidades, doamos para que outros possam estar plenos. Isso é social, ou melhor uma rede Social Ideal.

O conceito e ou  a possibilidade de uma Rede Social Ideal é novo e talvez até utópico relação a diversidade de circunstâncias presentes no ser humano e nas formas de troca que estabelece, com tudo, podemos deixar nossa opinião,nosso desejo e nossa busca.

Mini currículo do autor:

Mauricio Valentini - Supervisor de redes Sociais da Unifran

nome: Mauricio Valentini
Empresa: Unifran – a Universidade de Franca Cargo: Analista de Redes Sociais
Contato: redessociais@unifran.br / mauriciovalentini@gmail.com

Mestre em Linguística, Especialista em Marketing e Vendas, Graduado em Arquitetura e Urbanismo e Graduado em Educação Artística. Atualmente trabalha como docente e técnico-administrativo da Universidade de Franca. Tem experiência na área de DESIGNER PARA WEB e COMUNICAÇÃO E MARKETING, com ênfase em PROJETOS WEB, atuando principalmente nos seguintes temas: FERRAMENTAS ACADÊMICAS DE INTERATIVIDADE, BLOGS, SITES E REDES SOCIAIS CORPORATIVAS.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.