Home / MÍDIAS SOCIAIS / AS TECNOLOGIAS DA INTELIGÊNCIA. Ahhhh???

AS TECNOLOGIAS DA INTELIGÊNCIA. Ahhhh???

Fluxo da inteligência coletiva

Algumas leituras realmente me fazem refletir e por isso trouxe para este espaço alguns fragmentos do livro As Tecnologias da Inteligência de Pierre Lévy, que aponta circunstâncias geradoras de tranformações e esboça um pensamento otimista quanto ao resultado da evolução do coletivo frente aos avanços das tecnologias que para Lévy não são apenas informacionais são intelectuais.No entanto gostaria de ter uma boa pergunta para poder investigar a relação destas tranformações com a constituição das identidades neste consciente, incosciente coletivo…

:: >>>Sobre o autor:

Mauricio Valentini é professor universitário e analista de mídias sociais na UnifranContatosvalentini@idsocial.com.br ou mauriciovalentini@yahoo.com.br .
Portfóliohttp://valentini.idsocial.com.br .
Sites: http://www.idsocial.com.br ou http://www.facebook.com/idsocial

2 comments

  1. Será que o mundo está pronto para essa “revolução cognitiva”?
    Será que não existe uma certa impossião tecnológica por trás das idéias de Levy?
    Será que os sistemas, a sociedade as estruturas de governo, estariam hoje preparadas para essa “metamorfose”. As milhares de pessoas, que não sabem ler, nem escrever, e não tem o que comer, onde entram nessas novas inteligências, ou será que esse sistema é destinado a um grupo?

    Pareço cético nessas questões, mas ultimamente, talvez, por uma série de fatos que aconteceram. Ou por uma experincia de olhar várias realidades. Descobri, que nunca se pergunta, ou perguntou, ao se fazer uma lei, ao se fazer toda uma teoria revolucionária, se as pessoas querem isso, se são felizes, parece que a felicidade nesse mundo não existe. Parece uma democracia de um lado só. Todos precisam atender a um conjunto de normas impostas, pensadas por pessoas que geralmente matém distancia da brutal realidade de um canavial ou de um forno de carvão.

    Penso que Pierre Levy é um grande teórico e simpatizo com várias idéias dele, mas atualmente acredito que estas estão um pouco distante da realidade e da necessidade do planeta. Virtual ou real?

    Um abraço e sucesso. Essas questões são mais uma conjunto de idéias que me ficam na mente todos os dias.

  2. Esta revolução aumenta cada vez mais nossa responsabilidade…
    É ao mesmo tempo encantador e angustiante lidar com tanta informação e recursos que precisam de administração e filtragem, pois nossa função é mediar a construção do conhecimento do aluno.
    Grande reflexão!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.