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Preço e custo e sua relação com o planejamento do marketing.


custo e preço

O preço

O preço pode ser conceituado como a expressão monetária do valor de um bem, ou ainda: o preço é o valor que o consumidor está disposto a pagar(trocar) no ato da compra de um bem.

O custo

O custo de um produto engloba todos os seus componentes, quais sejam: pesquisa, desenvolvimento, matérias-primas, industrialização, embalagem, rotulagem, mão-de-obra, propaganda, promoção de vendas, distribuição, impostos, taxas, administração, desperdícios, encargos sociais, etc.

Não devemos nos esquecer, na análise do custo real, de todos os investimentos em instalações, mobiliário, máquinas, equipamentos e implementos, dentre outros, que devem incidir sobre a formação de preço do produto, inclusive os encargos de sua amortização e o ônus de sua depreciação.

O desprezo por tais custos resulta na formação de preços irreais, que (a médio e longo prazo) podem comprometer os resultados, além de repercutir em perda de participação no mercado quando do seu (necessário) ajuste.

Se imaginarmos que a formação do “preço” deve estar vinculada a uma concepção de valor ( pode ser status e ou  benefícios) e a uma eficiente estrutura administrativa , que viabilize conhecer o mercado ( concorrência e público alvo) o preço é fator da gestão estratégica e com isso ambos, o preço e custo são relevantes para as tomadas de decisão e planejamento do marketing.

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