Home / MARKETING / A estratégia competitiva no filme cartas de Iwo Jima.

A estratégia competitiva no filme cartas de Iwo Jima.

General japones

Em função da evidente transformação do mundo que, aproxima a nível global consumidores e mercados, fala-se muito sobre competitividade empresarial e estratégia. As empresas buscam uma maior interação com seus clientes a fim de “permanecerem competitivas no mercado” (Zenone,2004) e o sucesso passa a depender da criação e da renovação das vantagens competitivas.

Diante  destes conceitos aconselho assistirem o filme “ Cartas de Iwo  Jima” do diretor Clint Eastwood. O filme é baseado nas cartas deixadas pelos soldados japoneses, ocorre na 2º Guerra Mundial e mostra os princípios da estratégia e como ela deve funcionar ou não diante de um grande inimigo.

Confira abaixo alguns tópicos que podem ser observados:

  • O DIRETOR RELATA A VISÃO DOS JAPONESES SOBRE A CONQUISTA DA ILHA DE IWO JIMA ATRAVÉS DE CARTAS DEIXADAS PELOS SOLDADOS JAPONESES. CARTAS QUE RELATAM PRINCIPALMENTE A SAUDADE E AS DÚVIDAS DE PAIS E JOVENS, CAMPONESES QUE SE TORNARAM SOLDADOS.
  • PRIMEIRA ATITUDE DO GENERAL FOI RECONHECER E DETALHAR TODO TERRENO DA ILHA. ( ATIVIDADE PESSOAL E ESSENCIAL – DETALHAMENTO DO CAMPO DE BATALHA)
  • DEPOIS, ESTABELECEU PRIORIDADES: PROVISÕES E RECURSOS DISPONIVÉIS.
  • REAVALIOU E FEZ ALTERAÇÕES NA ESTRATÉGIA. EM VEZ DE TRINCHEIRAS CAVOU TÚNEIS.
  • EVIDENCIOU E DEIXOU CLARAS AS VANTAGENS MESMO SENDO POUCAS.
  • O DISCURSO ANTES DA BATALHA FOI DURO , PORÉM VERDADEIRO POIS EVIDENCIOU A CERTEZA DA MORTE.
  • A ESTRATÉGIA DO GENERAL POSSUI UMA VISÃO MAIS AMPLA NO ENTANTO CHOCA-SE COM A CULTURA JAPONESA, ASSIM, ENFRENTOU MOTINS DOS CAPITÃES E POR ISSO OCORREU O ENFRAQUECIMENTO DAS LINHAS DE RESISTÊNCIA ( A EQUIPE DEVE TER BASE SÓLIDA E ESTABELECIDA EM CONCEITOS DE ÉTICOS ENTENDIDOS E ACEITOS POR TODOS)
  • “FAÇAM O QUE É CERTO PORQUE É O CERTO A FAZER”
  • PENSAMENTOS ERRADOS SOBRE OS INIMIGOS GERAM DECISÕES IMPRECISAS

APÓS  ASSISTIR O FILME DEIXE UM COMENTÁRIO

 

:: >>>Sobre o autor:

Mauricio Valentini é professor universitário e analista de mídias sociais na Unifran.Contatosvalentini@idsocial.com.br ou mauriciovalentini@yahoo.com.br .
Portfóliohttp://valentini.idsocial.com.br .
Sites: http://www.idsocial.com.br ou http://www.facebook.com/idsocial

One comment

  1. Ao assistir o filme, percebi como tudo que fazemos tem que ser bem definido com uma boa estratégia, para que não sofra maiores conseqüências. Porque no mundo que vivemos a muitas competições e para isso temos que estudar e planejar bem, conhecendo os “adversários” e principalmente seus clientes, pois cada dia que passa a mais competições, e conhecendo bem seu Cliente ele será um cliente fiel.
    Porque sem planejamento, não há como vencer uma “batalha”.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.