Home / JORNALISMO / Uma breve História da Internet: como surgiu este formato de comunicação que utilizamos hoje

Uma breve História da Internet: como surgiu este formato de comunicação que utilizamos hoje

Breve história da Internet

A Internet nasceu em 1969, nos Estados Unidos. Interligava originalmente laboratórios de pesquisa e se chamava ARPAnet, nome derivado da sigla ARPA (Advanced Research Projects Agency) para uma rede do Departamento de Defesa norte-americano. No auge da Guerra Fria, os cientistas procuravam por um meio de comunicação que continuasse de pé em caso de bombardeio. Surgiu, então, o conceito central da Internet: uma rede sem comando central em que todos os pontos se equivalem. Assim, se B deixa de funcionar, A e C continuam comunicando-se.

O nome Internet, propriamente dito, surgiu bem mais tarde, quando a tecnologia da ARPAnet passou a ser usada para conectar universidades e laboratórios, primeiro nos EUA e depois em outros países.

O conceito principal da Internet se mantém até hoje e, por isso, continua não havendo um único ponto central que “governa” a rede mundial de computadores. Hoje ela é um conjunto público e auto-sustentável de redes que possuem em comum o TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol). Esse protocolo – é a identificação comum dos computadores que integram a Internet – permite a comunicação uniforme entre as redes.

A Internet pode ser definida como:

·  Uma rede de redes baseadas no protocolo TCP/IP;
·  Uma comunidade de pessoas que usam e desenvolvem essas redes;
·  Uma coleção de recursos que podem ser alcançados por meio dessas redes.

Durante cerca de duas décadas, a Internet ficou restrita ao ambiente acadêmico e científico. Em 1987, pela primeira vez, foi liberado seu uso comercial nos EUA.

Mas foi em 1992 que a Internet virou moda. Começaram a aparecer nos EUA várias empresas provedoras de acesso. Centenas de milhares de pessoas começaram a publicar informações na Rede, que se tornou uma mania mundial.

No Brasil, foi liberada a exploração comercial da Internet em 1995. Cada vez mais brasileiros estão na internet: hoje, 81,3 milhões de pessoas com mais de 12 anos têm acesso à rede, de acordo com a F/Nazca. O Brasil é o quinto país com o maior número de conexões à internet, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) e conta com 60 milhões de computadores, segundo a Fundação Getúlio Vargas, devendo chegar a 100 milhões em 2012.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.