Home / JORNALISMO / Os relacionamentos em redes sociais evidenciam a fragmentação das identidades. A compreensão da identidade, como surge e permanece é fator essencial.

Os relacionamentos em redes sociais evidenciam a fragmentação das identidades. A compreensão da identidade, como surge e permanece é fator essencial.

Fragmentação do sujeito

Em cada época, o início e fim, são debatidos incansavelmente, assim esclarecemos que, objetivamos marcar cronologicamente para suscitar o dialogo sobre os fatos que influenciaram as transformações sociais e portanto na identidade cultural.

Para base desse estudo usaremos Stuart Hall, que ilustra a fragmentação do sujeito e os conflitos de identidade ocasionados pelos processos de globalização.

SUJEITO SOCIOLÓGICO: refletia a crescente complexidade do mundo moderno, o núcleo interior de sujeito é formado na relação com outras pessoas que mediavam os valores,sentidos e símbolos. A identidade é formada na “interação” entre o EU e a sociedade.

SUJEITO DO ILUMINISMO: concepção da pessoa humana como um indivíduo totalmente centrado, unificado,dotado das capacidades de razão, de consciência e de ação.

SUJEITO PÓS-MODERNO: é uma “celebração móvel” formada e transformada continuamente em relação às formas pelas quais somos representados ou interpelados nos sistemas culturais que nos rodeiam. O sujeito assume identidades diferentes em diferentes momentos.

Hall, acredita que, as velhas identidades, que por tanto tempo estabilizaram o mundo social estão em declínio, fazendo surgir novas identidades e fragmentando o indivíduo.

imagem do gráfico completoclique aqui

One comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.