Home / JORNALISMO / Meras Relações Virtuais

Meras Relações Virtuais

Redes Sociais

Muito se engana quem acredita que o termo “Rede Social” é a simples denominação de sites de relacionamento. Em uma conceituação mais ampla, Rede Social é todo tipo de conexão que estabelecemos com o mundo.

Facebook, Orkut, Twitter, entre outros tantos exemplos, são apenas ferramentas que utilizamos para nos tornar visíveis e disponíveis num mundo onde a imagem e a superficialidade são mais importantes que qualquer contato real.

Claro, não podemos negar a importância de tais ferramentas num mundo conectado e atento. Eleições, mobilizações sociais e discussões são cada vez mais comuns e se mostram como conseqüências da evolução dos meios de comunicação.

Priscila,William e Jessica

Essa visível evolução mostra o fim do domínio da elite e o poder de uma população mais interessada e disposta a buscar novos meios de se fazer ouvir. Claramente, esse é um fenômeno que surgiu com a necessidade de se criar meios de fazer comunicação.

É indiscutível o poder e o fascínio que as redes sociais como ferramentas causam na sociedade, entretanto, não devemos banalizar nossas conexões de primeiro nível em meras relações virtuais.

William Veríssimo,Priscila Amaral e Jésica Fernanda são alunos do curso de Jornalismo da Unifran e são estudiosas dos fenômenos das redes Sociais e seus efeitos nas Mídias Sociais digitais.

2 comments

  1. Que bom poder ter um incentivo como esse, de ver nosso árduo trabalho e pesquisa publicados aqui no site!

  2. As relações e interações que emanam das redes sociais são por natureza fonte de inspirarão a todo comunicólogo. Concordo com você, é muito bom poder dialogar sobre este assunto e melhor poder projetar e averiguar interações…Aguardem!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.