Home / JORNALISMO / A,B,C E D DAS REDES SOCIAIS

A,B,C E D DAS REDES SOCIAIS

Abc das redes sociais

“no geral as mídias constroem uma representação da realidade, antes a visão era limitada, hoje fazemos nossas escolhas….”

Uma rede distribuída se baseia em:

  • Identidade que emam de um “sujeito coletivo”
  • Livre acesso as informações
  • Ética do trabalho baseado no reconhecimento e não na remuneração

Essa forma de rede social quebra com a forma clássica de transmissão da informação (mensagem) pois transformam emissor e receptor no mesmo sujeito. Tínhamos um protótipo de comunicação estável – emissor – mensagem – receptor, ou TV – mensagem – público, ou jornal – mensagem – leitor, com a rede distribuída todos podem ser emissores, ou seja, posso publicar vídeos e ter um canal, publicar notícias e ter um blog.

As redes sociais podem ser classificadas em ( O Poder das Redes – David Ugarde), e por conseguinte possuem as seguintes características:

Centralizada:

  • Típica dos regimes totalitários
  • Unica fonte de informação – único canal de emissão – fonte pura
  • Centralismo Jacobino – um espécie de centralismo político Frances

Descentralizada

  • Vários centros organizados hierarquicamente
  • Informação ocorria por “nodos” de poder
  • Internacionalização da informação

Distribuída

  • Mudança na estrutura da informação
  • Independência na distribuição da informação
  • Rede de iguais
  • • Um propõe e soma-se a ele quem quer

A tecnologia e as redes sociais – um relação possível

  • O telegrafo

Certas informações eram reduto das chancelarias e elites, com o telégrafo começaram a se popularizar , conforme esta tecnologia abrange os continentes ocorre a internacionalização da informação.

  • Corrida armamentista / Envio do homem a lua / Guerra fria

O s computadores precisam ser mais rápidos e potentes para que se possa dominar a comunicação, com isso, as massas, recebe a popularização da tecnologia.

  • Movimento estudantil de 1968 – surge o Hacker

Em um rede social é preciso:

  • Simpatia para entrar na rede
  • Prestigio para ser ouvido

Assim,

  • Popularidade é um questão dos filtros sociais em função do prestigio
  • A capacidade de transmitir é a capacidade de unir vontades
  • Autonomia social significa atuar sem mediações, sem elitizar porém, assumindo o posto de emissor e receptor da informação – interar e compartilhar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.