Home / MÍDIAS SOCIAIS / Eu busco, tu buscas, ele busca, nós buscamos. Da busca presencial, convencional a busca das maquinas.

Eu busco, tu buscas, ele busca, nós buscamos. Da busca presencial, convencional a busca das maquinas.

Como se da uma busca convencional? Quais são os critérios?

Um bebezinho sai a gatinhar pela casa, tudo esta em seu campo de busca, seus sentidos e instintos são de exploração. Mais tarde um jovem busca uma namorada, agora já possui alguns critérios eletivos, características culturais que lhe atraem, a busca aqui, é mais seletiva, se assim podemos dizer. Deste emaranhado o homem cria sua ciência e normatiza uma forma, como por exemplo na busca de um livro em uma biblioteca, o critério de filtragem seria o gênero, autor, idioma, assunto sendo que, por meio destas definições possuiríamos relevância.

Somos criados para encontrar coisas, nossos sentidos nos colocam em interação com o mundo para que possamos sobreviver. E sobrevivemos selecionando o que é relevante ou aquilo que aprendemos a julgar que é.

Buscamos segundo determinados padrões que concebemos culturalmente em um mundo presencial, no entanto, com a explosão do conteúdo em 2005 gerada pela web 2.0, a plataforma da participação, onde um grande volume de conteúdo é gerado sem um controle de qualidade. Como buscar um conteúdo relevante neste universo midiático? Como usar o mecanismo já concebido para explorar partes do mundo se agora podemos explorar o mundo todo, sem limitações físicas onde é possível se ter todas as opções ao mesmo tempo. Surge então, a necessidade de filtros e de um processo de validação de conteúdos, onde o Google reina.

Segundo Martha Gabriel (2010), atualmente, o acesso a informação começa na palma da mão das pessoas. Isso muda completamente a dinâmica do mercado: o consumidor esta no centro da revolução com “presença ativa”. A busca inicia um relacionamento. Uma boa busca é rápida e útil, logo, ser rápido e útil precede um bom relacionamento.

Contudo e nem tudo se resume a busca e relacionamentos, mas são princípios que não devem ser descartados.

:: >>>Sobre o autor:

Mauricio Valentini é professor universitário e analista de mídias sociais na Unifran.Contatosvalentini@idsocial.com.br ou mauriciovalentini@yahoo.com.br .
Portfóliohttp://valentini.idsocial.com.br .
Sites: http://www.idsocial.com.br ou http://www.facebook.com/idsocial

41 comments

  1. O ser humano está sempre em busca de algo novo, novos formatos de vida, gente nova, lugares novos mas há quem ainda prefere não buscar nada e não sair da zona de comforto. O importante é que façamos um seleção do que é válido e que nos agrega alguma coisa. Consumir diariamente uma dose exagerada de informações e conhecimento, geralmente é inválido visto que selecionamos o que é de maior importancia como uma propaganda que marcou por exemplo.

  2. Atualmente a tecnologia nos proporciona uma grande facilidade quanto ao acesso de informações em geral. É difícil encontrar quem não tenha acesso à internet, por exemplo. Quem num tem um computador, notebook, tablet ou smartphone, tem pelo menos um celular com acesso à internet. Essas informações devem ser filtradas, afinal nem tudo que chega até nós pode estar correto. Deve-se ter discernimento na hora de saber o que utilizar, acreditar, confiar e tomar como verdadeiro, e o que pode ser o oposto, lembrando sempre de seus prícipios e valores como indivíduo.

  3. Em um relacionamento virtual ou até mesmo cotidiano a busca por conhecimento é incansável. Principalmente dentro da rede onde se obtém maior acesso as informações, sendo elas anonimas ou não, apesar que as informações que buscamos dentro da rede não são totalmente seguras como aquilo que buscamos nos livros. A biblioteca dá um tom de confiança no conhecimento.E dentro desse atropelo do mundo geralmente somos considerados como aqueles que não absorvem todo o conhecimento inicial.Logo temos que tomar cuidado com todas essas informações.

  4. João Paulo Oliveira Diogo

    Nossa fome por descobrir coisas é muito grande, e com essa atualidade e ajuda das novas tecnologias tudo fica muito mais fácil, temos que saber como reverter isso a nosso favor.
    Não podemos ficar cômodos, por ter tudo em nossas mãos temos que como no texto a cima, ter o instinto de gatinhar, ou procurar uma namorada, saber como usar essas novas ferramentas proposta pelo mundo para pesquisar e aprender, buscar coisas novas e quem sabe não fazer novas ferramentas, para que possamos ajudar os outros a buscarem por coisas novas algum dia.

  5. Eu vejo esta ferramenta de seleção muito util e necessaria, para que assim se consiga com mais facilidade a localização do que se procura.

  6. Hoje em dia a informação chega a nós d euma maneira MUITO fácil, fazendo com que não “arquivamos” na nossa mente sempre tudo que aprendemos ou conhecemos. Pois seesquecermos, a qualquer momento teremos em nossas mãos com poucos cliques… Por isso temos que ter sempre o interesse e a vontade de saber mais, arquivar mais coisas em nossas mentes. Ter um roteiro mais “recheado” de informações. Não ficarmos somente no comodismo, por ter tudo fácil. Pois assim poderemos ser fonte de informações algum dia.

  7. Sempre buscamos, cada vez mais tudo o que nos interessa,e com isso nunca estamos satisfeitos, queremos cada vez mais relacionamentos novos,pesquisas de estudos, e isso nos faz sermos incomodos ficamos vidrados na internet e nos favores que nos tras.Não podemos só procurar o que buscamos na internet, isso e´muito facil,temos que buscar sim o novo pesquisar mas , nao só no comodismo da net , nascemos para buscar algo isso faz parte de nossa sobrevivencia.

  8. Eu busco, tu buscas, ele busca, nós buscamos. Assim tem sido a nossa forma de construirmos bagagem intelectual. A cada novo dia as formas de buscas se multiplicam e as informações que buscamos ou até mesmo, muitas vezes não, tem chegado a nós de uma forma rápida e cada vez mais diferenciada. Assim cabe a nós sabermos filtrar os meios de comunicação, para que saibamos diferenciar o que é é ou não conteúdo. Da mesma forma como as ferramentas de busca estão em nossas mãos e de fácil acesso, a forma de poder filtra-las e selecionar aquilo que é de importancia para nós também. Cabe a nós sabermos dominar todos os pontos dessas ferraments a e ficarmos ligados as suas mudanças, já que estas são constantes. Nós devemos ter sempre consciencia do que queremos buscar de onde e como vamos fazer para obter os respectivos resultados desejados.

  9. A busca por informações hoje, apesar de ser muito rápida e eficiente, nem sempre é leal ao seu real significado, além de iludir a mente. O conhecimento que era buscado antigamente em livros e estudos diários, hoje se resume em google, fazendo com que a geração se iluda de um certo conhecimento que na verdade é momentâneo, você lê e esquece, pois sabe que esta informação continuará ali a sua disposição, sempre que precisar.

  10. “Somos criados para encontrar coisas, nossos sentidos nos colocam em interação com o mundo para que possamos sobreviver. E sobrevivemos selecionando o que é relevante ou aquilo que aprendemos a julgar que é.”

    Nascemos em busca de algo e isso continua por toda a nossa vida. Com o tempo (e a influência da sociedade) nossos critérios mudam, mas nem sempre se aperfeiçoam, evoluem. Muitas vezes, deixamos de buscar “o melhor” para ter o “imediato”.

    A globalização (sempre ela) faz com que optemos pelo prazer momentâneo em vez de lutar por aquilo que demora, mas vale a pena. Enfiamos em nossas goelas tudo aquilo que é “imposto” pela sociedade. tudo aquilo que ela diz que temos que buscar e nos esquecemos dos sonhos que tínhamos antes de sermos contaminados.

  11. Eu busco, tu buscas, ele busca, nós buscamos. Todos nós buscamos sempre informações, novidades, conhecimento.. é uma busca incansável. Hoje essa busca se tornou muito rápida, fácil e eficiente, então deixamos de lado aquilo que seria uma real busca, demorada mas concreta e acreditamos na fantasia do google, que nos informa com uma tremenda rapidez aquilo que pode ser irreal.

  12. A busca incansável em que vivemos hoje seja ela por conhecimento ou qualquer outra coisa nos faz selecionar somente o que é d grande interesse nosso sendo que cada vez mais a tecnologia nos oferece algo que pode ser verdadeiro ou não, ao contrario de quando buscávamos o conhecimento atreves de livros, que com eles não teríamos dúvidas de estar errado. Temos hoje um conteúdo imenso e com rapidez na palma de nossas mãos.

  13. Wesley Gardel Costa

    Desde de quando nascemos vamos atraz de descobir o novo, o desconhecido, sempre temos a curiosidade de saber algo, a vida é feita de buscas, e dessas busacas fazemos as escolhas e traçamos os caminhos que vamos seguir.
    Com o avanço da tecnologia, temos a informação na ponta dos dedos em qualquer lugar e hora, e com a informação nas mão podemos decidir com um puco mais de certeza o que faremos, nossa busca se torna mais eficiente, e passsamos a errar menos.

  14. É muito raro hoje em dia, pessoas que não tem acesso a internet. Essa ferramenta nos permite, de maneira absurdamente fácil e rápida, qualquer tipo de informação. Apesar de todo vislumbramento que o mundo digital nos proporciona, precisamos ter cuidado. Ter discernimento na hora de receber uma informação vinda da internet é fundamental, pois nunca se sabe realmente a veracidade de uma notícia.

  15. Hoje em dia ficou tudo mais fácil de buscar algo q vc quer achar.
    Hoje essa busca se tornou muito rápida, fácil e eficiente com tecnologias, o google por exemplo nos permite a isso.
    Antes era tudo mais difícil fazer buscas, pesquisas entre outras coisas, e hoje temos um conteúdo imenso e com uma rapidez INACREDITAVEL na palma das nossas mãos graças a nossa tecnologia.

  16. Hoje em dia a tecnologia facilita muito as nossas vidas com o acesso de informações em tempo real. Acredito que seja muito raro encontrar uma pessoa que ainda não tenha uma vida informatizada.A compra da tecnologia está cada vez mais fácil. E com essa quantidade de usuários, fica até perigoso acreditar de mais nas informações virtuais, por isso é necessário checar sempre as fontes de informações antes de acreditar em tudo o que está na rede.

  17. Todos buscam informação, e tem meios tão rápido e fácil que é quase impossível ter paciência para pesquisar algo em bibliotecas,onde temos a certeza que as informações serão corretas. Quase sempre somos obrigados a usar meios de pesquisas rápidas , devido a esse mundo onde exige agilidade e informação o tempo todo, então temos que aprender a selecionar o que esta errado, certo, quais sites confiáveis, para poder acompanhar esta técnologia.

  18. Hoje em dia todos buscam informacoes,coisas novas estamos sempre a procura de conhecimento,mas hoje com o avanço das tecnologias tudo ficou melhor,mais rapido, completo, com isso deixamos de lado o que seria a verdadeira busca (livros), agora com o google temos tudo nas maos em questao de segundos, a internet nos deixa com o mundo em nossas maos, tudo que precisamos e queremos encontramos.

  19. O homem está sempre em busca de alguma coisa. E isso que nos fez deixar as àrvores, apoiar sob duas pernas e começar uma vida primitiva onde o nada era tudo o que se tinha.
    Foi a busca por novas terras que fez com que o homem primitivo deixa de migrar com frequencia e se instalesse em um unico lugar, ali a necessidade de comer o fez plantar, pescar e buscar novas alternativas para a sobrevivência;
    A busca sempre fez com que a humanidade evoluisse e é assim que vivemos hoje é essa sede que transforma a sociedade e a deixa tecnológica e contribui para o bem estar do homem.

  20. Fernanda Neves Monteiro

    Buscar conteúdos relevantes no universo tecnológico exige saber o de fato quer, pois quando o assunto é lançado aparece”ns” imnformações,dentre estas, você tem que filtrar o que mais imnteressa e verificar se faz parte de algo recente e atualizado, porque esse universo exige atualizações a todo instante.Os avanços têm seus pontos positivos, mas também os negativos, por isso a importância de saber utilizar esse recurso é fundamental para obetenção de bons resultados.

  21. Concordo,pois realmente todos nós estamos sempre em busca de algo,seja de um trabalho,de um novo amigo, de um namoro,de um livro,de um site,enfim,no decorrer de nossas vidas são diversas nossas buscas,e no mundo em que estamos vivendo onde tudo está há apenas um toque de nós de certa forma é bom,no entanto também é ruim,pois é assim que nós nos acostumamos a ter tudo em nossa vida com muita facilidade,muita praticidade o que é bom e ao mesmo tempo ruim.Enfim, pelo que buscamos o tempo todo,acho que ainda estou na busca por esta resposta…

  22. A busca por informações hoje em dia é instantânea. Vivemos numa era FAST, onde tudo deve ser rápido, para não nos tomar muito tempo, pois logo já temos outras preocupações ou outras informações a buscar. A quantidade de tecnologia disponível em nossas mãos faz com que essa pesquisa seja mais rápida. Só nos deparemos com um problema, como encontrar uma informação séria e precisa nesse tanto de conteúdo, que nós é despejado?Algumas coisas nem sentido têm, mas aparecem só por ter as mesmas palavras que buscamos, fica difícil confiar plenamente em algumas informações. Mas como é mais prático usamos esses meios FAST , pois o mundo globalizado nada espera.

  23. A busca pela informação e conhecimento hoje, com a tecnologia se torna mais fácil e rápida. Com uma busca simples em sites de pesquisas como o Google, você consegue informações sobre qualquer coisa, de qualquer lugar, qualquer época. Pelo lado bom, a informação e conhecimento que temos em nossas mãos é prático e muito grande. Temos todos os dias centenas de sites atualizando informações a todo tempo, o conteúdo chega a nós com mais facilidade.
    POr outro lado, a internet é uma ferramenta de acesso livre, qualquer um com mais ou menos conhecimento pode publicar e editar o que está na internet. Com isto, nem toda informação que nos é passada é verdadeira ou fiel ou impessoal.
    Dá sim para usar a internet como fonte de busca, porém cabe a nós selecionar, filtrar o material que temos a nossa disposição, não simplesmente nos contentarmos com o primeiro resultado que sai na página de pesquisa.

  24. No mundo contemporâneo, a mídia e a tecnologia nos proporciona uma facilidade e uma rapidez para nossa vida que nos facilita usufruir desta busca, o que acrescenta no nosso conhecimento e faz com que temos muito mais facilidade para esclarecer nossas duvidas do que antigamente.

  25. A quantidade de informação disponível e imposta sobre todos hoje em dia, faz da busca uma ferramenta indispensável de filtragem de conteúdo, buscar informações nos dá a oportunidade de selecionar o material a ser “absorvido”, de fazer uso do senso crítico para perceber sua relevância e sua contribuição para o nosso intelecto. Fazer uma busca é fazer uma escolha!

  26. A informação hoje é transmitida de forma muito acelerada, mesmo se compararmos com 5, ou mesmo 10 anos atrás. Porém, a medida que os meios que transmitem essas informações mantem quase sempre o mesmo formato, simplesmente perdemos o interesse, ou então não temos tempo para nos aprofundarmos em determinados assuntos, se compararmos a disponibilidade da informação hoje, graças a internet, e compararmos ao período pré internet, perceberemos que a informação possuia uma certa restrição. Porém, hoje com essa facilidade de se obter respostas, as pessoas simplesmente não possuem o menor interesse em busca-las.

  27. Antonio Henrique Candido Alves

    A busca do ser humano pelo novo é algo natural,hoje, essa busca é facilitada (pela facilidade da internet por exemplo)hoje as pessoas tem a informção nas mãos, por isso bibliotécas estão perdendo espaço no mundo moderno, afinal as pessoas preferem localizar em segundos o que procuram do que terem que encontrar em meio a um livro.

  28. É valido abusca do ser humano constantemente mas o problema que essa busca fica cada vez mais sem experiencias sem possibilidades nao presumida. Por exemplo hoje ja nao se tem a necessidade de sair de casa para pegar um livro o acesso pela net é bem mais facil,quando voce no sai de casa voce perde a chance de fazer todo um trajeto que nele varias possibilidades poderiam-se desenvolver como:ver um amigo, passar perto da sorveteria que voce gosta, talvez conhecer alguem legal na biblioteca, e varias outras situaçoes.
    Mas prefirimos ficar coma net que tem seu lado positivo fazendo tudo isso sentado vai nos sobrar mais tempo e mais legal é que nao usaremos esse tempo para sair ou fazer outra coisa qualquer entraremos em outro site para reeber mas informaçoes enquanto o trem da vida passa pela janela.
    A busca é muito importante desde que tenha sentido em nossas vidas.

  29. Nosso sentidos são as fendas em que nos comunicamos com o mundo, mas não existe elemento sensorial que venha nos possibilitar encontrar novas coisas relevantes sem que os próprios sentidos não sejam regulados pela a razão, sendo que esta é a unica capaz de lapidar nossos instintos e más tendencias. Não adianta de nada a explosão de conteúdo gerando grande volume do mesmo, se buscamos segundo padrões culturais, onde cultura virou mercado e não é novidade que contribui fazendo seu papel fundamental no capitalismo. A industria não pode ser o tapa buracos da lacuna deixada na vivencia do sentimento, nutrindo cada vez mais fantasias e celebrando status.
    Somente nos conhecendo saberemos do que devemos ou não fazer parte, o material que o mundo fornece é conhecimento externo para que venha despertar o nosso interior, porque se não vamos cada vez mais criar padrões e modelos no sentido material e das convenções da sociedade embutindo o que somente o refinamento da cultura nos permite: nos conhecer melhor.

  30. Vinicius do Couto Rosa

    Tudo o que nós desejamos ou adquirimos passa por um filtro interior, nós temos nossa prioridades, seguimos os critérios de avaliação que cada possui. Uma pessoa pode gostar de uma coisa e outra simplesmente odiá-la, isso tudo vem do gosto de cada um. E hoje em dia, temos o que desejamos facilmente, basta uma pesquisa na net e pronto, e ainda com varias opções. Não temos limites para navegação, podemos ir e vir sem qualquer obstrução. Com isso o consumidor não precisa ver apenas o que queriam que ele visse, ele vai atrás do que tem vontade, vai atrás das suas prioridades, por isso o domínio do Google e dos demais sites de busca. Nós podemos buscar e antes não podíamos, por isso temos presença ativa hoje em dia.

  31. Nos dias de hoje é importantíssimo termos habilidade para filtrar todo tipo de informação. E não ter apenas uma fonte. Não vejo esse novo mercado prejudicando as pessoas. Hoje a informação circula livremente para qualquer um colher. E isso é sim, muito bom! Podemos nos aprofundar em qualquer conteúdo, tirar dúvidas.
    Não se deve discussão. Sim, é preciso filtrar. Mas sempre foi.
    E não, só podemos melhorar com essa imensidão de informação.

  32. Desde os primórdios o homem é o único ser que está sempre à busca de conhecimento, não importa o meio pelo qual é transmitido.
    Sempre estamos à procura de algo novo,e hoje essas buscas são facilitadas devido ao grande número de informações e a rapidez
    com que elas nos chegam.
    Temos que desenvolver alguns critérios de buscas, como características culturais, padrões, etc. selecionamos o que nos interessa , porque as informações não tem limites e podemos explorar o mundo.

  33. A Web 2.0 nos trouxe uma nova visão na comunicação, pois com ela novos aplicativos e conceitos foram criados.
    A nuvem de informação gerada pela internet nos tornou mais acessiveis a essa nova ordem mundial.
    O conceito de relacionamento e busca se torna mais seletivo, pois antes o que era uma exploração ditada por livros e enciclopedia agora em apenas uma palavra digitada em um buscador encontrasse o mundo.
    Percebo que somos forçados a utilizar esse meio de busca nos dias atuais,pois a facilidade e a agilidade que são impostas a nós, não são deixadas de lado.

  34. Como o texto diz desde que nascemos somos ‘programados’ para sair em uma busca do que queremos, muitas vezes sem necessidades. Assim buscamos alternativas que seja mais facil e rapida, sem ter o interesse de pesquisar de verdade sem pegar uma coisa pronta na internet, muitas das vezes sem realmente ler do que se trata.

  35. A eficiência hoje em dia fica em 1° lugar quando o assunto é tecnologia, facilidade de ensino e procura pela internet. Nos deixa com tudo “mastigado”, como resumos de livros e filmes, ao contrario de pesquisas em biblioteca !

  36. Tulio Vinicius C. Alves

    Tudo que buscamos pela nossa vida enquanto não existia a internet demorava para ser encontrado, hoje em dia tudo que procuramos recorremos sempre a internet que é a ferramenta mais rapida e de facil axesso e consiguimos encontrar de tudo desde um simples objeto até uma pessoa que supostamente possa ser alguem que faça parte do resto de nossas vidas. A busca é sempre continua e nunca paramos de buscar algo, o fim da busca se torna como se fosse o fim da vida.

  37. Desde pequenos estamos procurando por algo que é importante, e dependendo da idade e interesses das pessoas procuramos algo novo, algo que nos vai conceder um certo tipo de conquista, tanto na vida pessoal, social, acadêmica, etc. Por exemplo, quando estamos mais jovens procuramos vencer na vida acadêmica, quando nos tornamos um pouco mais velhos, um bom trabalho, depois uma família, uma casa, e assim por diante. Essa procura nos faz evoluir, e isso é um dos pontos principais, senão o mais importante, de um ser humano.

  38. wellington m. oliveira

    o acesso a novas informações e bem amplo fácil e rápido, mas nem toda informação é verdadeira ou serve para alguma coisa.devemos as vezes sair um poco da internet (do mundo virtual) e ler livros revistas , o mundo virtual polui as nossas mentes com muitas informações sem valia ou incompletas,mas também a muitas informações importantes e nos trás muito conhecimento de alguma forma ,mas nada como palpar a situação.

  39. As pessoas são todas iguais, homens e mulheres, apenas com caracteristicas geneticas diferentes, mas, ao mesmo tempo são muito diferentes. Cada um é criado de uma forma, cada pessoa vive a partir dos ensinamentos – ou não – dos seus pais. Temos manias e assuntos talvez parecidos, porem diferentes. A minha maneira de colocar um calçado e diferente da de outra pessoa, eu posso mastigar de um jeito, mas minhas irmãs podem fazer o mesmo, mas de jeitos diferentes. Aprendemos com nossos pais, com a vida, e com nós mesmos o que devemos fazer. Eu posso por exemplo entrar em uma biblioteca de varias maneiras e formas e pegar um livro diferente, mas eu sempre vou fazer isso do mesmo jeito.

  40. O desenvolvimento da tecnologia trouxe facilidade no acesso às informações. Em contrapartida fez com que os métodos antigos de estudo, relacionamento, etc, se perdessem em um simples click no mouse.

  41. Tudo o que é novo causa um certo espanto no princípio, porém, quando se massifica o novo as coisas viram até “modinha”. Isto faz com que tudo seja cada vez mais rápido e principalmente as buscas. Quando se tem um lugar onde encontra-se uma de tudo em apenas um clique ou em palavras que sirva de busca.
    No mundo atual não está existindo descobertas e nem dúvidas, devido a tantos mecanismos de buscas e procuras.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.