Home / ESPIRITUALIDADE / Sinceridade é muito do que precisamos para construir relacionamentos duradouros, estáveis, seguros. Sem sinceridade o amor se esvai, a amizade naufraga, a vida se torna representação.

Sinceridade é muito do que precisamos para construir relacionamentos duradouros, estáveis, seguros. Sem sinceridade o amor se esvai, a amizade naufraga, a vida se torna representação.

estar "sem cera" é sinal de autenticidade

Para viver com sinceridade devemos estar dispostos a pagar o preço da verdade. A etimologia da palavra pode ser de grande utilidade. Sinceridade vem de “sem cera”. Quando os oleiros fabricavam seus vasos alguns “rachavam” e apresentavam pequenas frestas pelas quais se perdia o valioso líquido depositado nos vasos. Uma das “soluções” encontradas foi tapar as frestas com cera… Aí começamos a descobrir as diferenças: vasos “com cera”, vasos “sem cera”. Vasos “sem cera” eram autenticamente íntegros, sem maquiagem, sem remendos. Vasos “com cera” tinham aparência de autênticos, mas logo se descobria a fraude… Assim: relacionamentos sinceros são todos aqueles que nos levam à autenticidade, a não maquiar os sentimentos, as intenções… Para viver com sinceridade é preciso abrir mão da quantidade, visto que vasos trincados devem ser quebrados, descartados.

Não se trata de quebrar pessoas, descartar relacionamentos, mas de buscar em nossas atitudes sinceridade, autenticidade. Quem sabe falar menos e comprometer-se mais. Desejar menos e realizar mais. Prometer menos e doar-se por inteiro. Num mundo marcadamente preocupado com as aparências, com a “maquiagem” corremos o risco de perder a sinceridade. Pode tornar-se um hábito o fazer de conta, agradar somente para não ter o trabalho de construir algo de verdadeiro.

Deus nos abençoe,

Até semana que vem,
Pe Ricardo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.