Home / ESPIRITUALIDADE / ESPERANÇA – Esperança é umas das virtudes teologais. Isto significa dizer: é dom de Deus, vem do alto, é transcendente.

ESPERANÇA – Esperança é umas das virtudes teologais. Isto significa dizer: é dom de Deus, vem do alto, é transcendente.

DOM DE DEUS

Oi, Paz!
Esperança é umas das virtudes teologais. Isto significa dizer: é dom de Deus, vem do alto, é transcendente. Com isso afirmamos que é dom oferecido ao homem. Só o homem pode ter esperança. Podemos entender a esperança na perspectiva negativa ou fatalista.
Diante de fatos desalentadores, diante de tragédias, buscamos ter esperança para nos safar, ou quase que magicamente nos livrar de algum incômodo, algo que julgamos ser mal. Nestes casos muitas vezes nos frustramos, nos decepcionamos.
Mas como pode a transcendência, Deus mesmo nos decepcionar? “A esperança não decepciona” (Rm 5,5). Então: esperança liga-se ao mistério do homem que é aberto ao futuro, ao novo céu e nova terra, onde não existe o mal, onde as lágrimas são enxugadas. Essa visão do futuro não é alienante, não é fuga. Por saber e por ter esperança no futuro podemos construir, transformar, o presente! Começamos a perceber que nossa vida caminha para a plenitude, ainda que em certos momentos parece desmoronar. Isto nos dá alento, fôlego para enfrentar a dificuldades presentes. Não fugimos dos problemas, mas o enfrentamos. Para isso pedimos a graça da conversão, a coragem de mudar atitudes, de buscar a liberdade daquele que ama como Deus.
Cantemos o refrão Pascal “Porque Cristo minha esperança ressuscitou”
Deus nos abençoe,
Até semana que vem
Pe Ricardo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.