Home / CURIOSIDADES / “Blogs educativos: espaços discursivos construindo subjetividades para o professor na contemporaneidade”.

“Blogs educativos: espaços discursivos construindo subjetividades para o professor na contemporaneidade”.

Maurício de Azevedo Valentini (Unifran/SP) Maria Regina Momesso(Unifran/SP) –
Blogs educativos: espaços discursivos construindo subjetividades para o professor na contemporaneidade”.
Os blogs educativos tornaram-se uma realidade. Muitos professores os tem utilizado em sua prática docente virtual com a finalidade de divulgar e tornar o conteúdo de suas disciplinas ou de seu fazer educativo mais atrativo a seus discentes e, além disso, construir um espaço interativo que estaria construindo o que Lévy chama de inteligência coletiva.
Todo esse processo ainda esta em fase de maturação e construção, os efeitos ainda são poucos conhecidos, uma vez que as relações estabelecidas dentro do espaço virtual dos blogs propicia a construção e a (re)significação de subjetividades tanto do blogueiro professor quanto de seus internautas, sejam eles discentes, colegas de trabalho ou outros. Diante do exposto esta comunicação tem por objetivo refletir sobre as práticas discursivas e de subjetivação que circulam em blogs educativos, procurando perceber como se dá a construção do blogueiro professor dentro desse espaço discursivo. A perspectiva discursiva serve de aparato teórico para a reflexão em questão.
O estudo pauta-se em autores como Foucault (2007, 1997, 1994) para pensar as práticas discursivas e de subjetivação; Bauman (2000, 2007) para refletir sobre a contemporaneidade; Lampert (2005) para questões da educação na atualidade e Oliveira (2004, 2006, 2008) no que tange aos blogs. Os resultados preliminares apontam para práticas discursivas instrucionais e de aconselhamento, em que o blogueiro professor coloca-se como um mediador de “saber” e “poder” para ensinar a ler e escrever com o auxílio de dispositivos tecnológicos. Dessa forma, procura por meio da tecnologia reconstruir uma imagem de educador engajado, que pertence ao mundo digital e está preparado para manter-se no mercado, pois se diferencia da maioria excluída desse processo.
PALAVRAS-CHAVE: Práticas discursivas e de subjetivação; Espaço discursivo; Blogs; Blogueiro professor

:: >>>Sobre o autor:

Mauricio Valentini é professor universitário e analista de mídias sociais na UnifranContatosvalentini@idsocial.com.br ou mauriciovalentini@yahoo.com.br .
Portfóliohttp://valentini.idsocial.com.br .
Sites: http://www.idsocial.com.br ou http://www.facebook.com/idsocial

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.