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Conceitos que influenciam no posicionamento. A sua prática depende de seus conceitos

Atualmente nos deparamos com vários termos no meio web, principalmente aqueles que tentam descrever funcionalidades e razões nas formas de relacionar-se na cibermídia. Abaixo estão alguns que acredito estarem presentes em nossa dia a dia.

Redes Sociais

Redes de relações são inerentes às atividades humanas. Se pensarmos no nosso cotidiano, com o foco nas relações que sustentam nossas rotinas, veremos emergir conjuntos de redes. Pense na teia de relações que você tece na sua vida escolar: professores, colegas, o cara do ônibus ou metrô, o vendedor de passes, a servente da escola etc. Pense na rede de relações que você estabelece para abastecer a casa, comprar vestimentas, na sua vida profissional. Sua rede de afetos: as pessoas que você ama. Perceba como todas as suas atividades dão origem a redes de relações. São redes espontâneas, que derivam da sociabilidade humana. Estão aí o tempo inteiro, apenas não costumamos focar nosso olhar sobre elas, vendo-as como um sistema vivo e dinâmico, mas são elas que dão sustentação às novas vidas e a produzem diariamente.
O que diferencia as redes sociais das redes espontâneas é a intencionalidade nos relacionamentos, os objetivos comuns conscientes, explicitados, compartilhados. Uma diferença essencial entre os dois sistemas de rede é que os fluxos e ciclos das redes sociais estão permeados e são canais de circulação de informação, conhecimento e valores (sistemas simbólicos). Viviane Amaral no artigo “Redes sociais e redes naturais: a dinâmica da vida” – http://homologa.ambiente.sp.gov.br/ea/cursos/Palestrantes/010704/viviane_texto.PDF

Em relação a origem do termo Redes Sociais

O termo redes sociais vem da teoria dos “Seis graus de separação”. Dois pesquisadores norteamericanos, nos anos 50, Ithiel de Sola Pool (MIT) e Manfred Kotchen da IBM (com seu livro “Contacts and Influence”), pretendiam demonstrar a relação matemática de probabilidade de “ser conhecido entre um conjunto de pessoas”; e enunciaram: “dado um conjunto de N pessoas, qual é a probabilidade de que cada membro esteja conectado a outro membro por ki, k2, k3, ……, kN ligações?”. A verdade é que estiveram muito fechados nesta teoria. Uma década depois, essa teoria matemática foi se infiltrando em outros ramos do conhecimento como a sociologia. Stanley Milgran a reformulou com enfoque nas Ciências Sociais e a denominou “o problema do mundo pequeno”. Selecionou, ao acaso, várias pessoas do meio oeste americano que enviaram embrulhos a um lugar desconhecido, situado a várias milhas de distância em Massachusetts. Os remetentes conheciam o nome do destinatário final, sua ocupação e localização aproximada. Foi indicado a quem deveria ser repassado o pacote: uma pessoa conhecida por eles mas, que dentre os seus amigos, era o que tinha maior probalidade de conhecer diretamente o destinatário. Esta pessoa deveria fazer o mesmo e assim sucessivamente até que o pacote fosse entregue diretamente ao destinatário final. Os participantes esperavam que a cadeia incluiria centenas de intermediários, mas a entrega de cada pacote levou, em média, apenas cinco ou sete intermediários. As descobertas de Milgram foram publicadas no “Psychology Today” e inspiraram a frase seis graus de separação.
Fernando Santamaria em seu artigo “Ferramentas da WEB para a Aprendizagem Colaborativa: Webblogs, Redes Sociais, Wikis, Web 2.0

Landing page


Em marketing on-line uma página de destino , às vezes conhecido como uma página da captação da ligação , é uma única página da web que aparece em resposta a clicar em um anúncio. A página de destino irá normalmente apresentar dirigido cópia das vendas que é uma extensão lógica do anúncio ou link.
fonte: Wikipedia

Midias Sociais

O conceito de mídias sociais (social media) precede a Internet e as ferramentas tecnológicas – ainda que o termo não fosse utilizado. Trata-se da produção de conteúdos de forma descentralizada e sem o controle editorial de grande grupos. Significa a produção de muitos para muitos.
As “ferramentas de mídias sociais” são sistemas online projetados para permitir a interação social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informação nos mais diversos formatos. Eles possibilitaram a publicação de conteúdos por qualquer pessoa, baixando a praticamente zero o custo de produção e distribuição ao longtail – antes esta atividade se restringia a grande grupos econômicos.
Fonte: Wikipédia

Utilizo muito o seguinte conceito em relação a mídias sociais que surgiu de um estudo realizado para a elaboração de minha dissertação de mestrado:
Mídias Sociais são canais digitais do meio web, onde as redes sociais se potencializam por meio de suas ferramentas de publicação e divulgação.Elaborar,criar,experimentar formas de interação é uma forma de estabelecer modos de utilização profissional deste ainda recente meio”.

A importância de se conceituar os termos esta na questão do posicionamento, ou seja, a aplicação, pois esta sustentara toda pratica.

 

:: >>>Sobre o autor:

Mauricio Valentini é professor universitário e analista de mídias sociais na Unifran.Contatosvalentini@idsocial.com.br ou mauriciovalentini@yahoo.com.br .
Portfóliohttp://valentini.idsocial.com.br .
Sites: http://www.idsocial.com.br ou http://www.facebook.com/idsocial

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