Home / ARTE E CURIOSIDADE / Um pouco de política,mercado e miséria não fazem mal a ninguém, mas deixa muita gente em silêncio.

Um pouco de política,mercado e miséria não fazem mal a ninguém, mas deixa muita gente em silêncio.

Dados do IBGE,censo 2010

Mercado e miséria: em tempos que a mídia divulga alta do PIB e o IBGE o censo 2010 temos que, observar os dados subliminares. Tire suas conclusões.

O trecho abaixo é do UOL – notícias cotidianas de 3/06/2011:

IBGE divulga dados demográficos mais detalhados do Censo 2010; mais de 16 milhões de domicílios vivem com até um salário mínimo

O levantamento demográfico traz informações que contemplam também a população dos 5.565 municípios brasileiros em seus recortes internos, tais como distritos, bairros e localidades rurais ou urbanos. As análises consideraram aspectos como sexo, cor ou raça, condição no domicílio, pessoas responsáveis pelos domicílios particulares e existência de compartilhamento da responsabilidade pelo domicílio, bem como alfabetização, rendimento domiciliar e mortalidade.

Na nova estratificação, o censo demográfico apontou ainda características dos domicílios particulares permanentes que revelam: a maioria deles é habitada por famílias onde a renda per capita não ultrapassa a faixa de meio salário mínimo (ou R$ 255) a um salário mínimo (R$ 510 à época da pesquisa) por mês. Ao todo, são pouco mais de 16 milhões de domicílios nessa faixa de renda.

Se tomarmos as seguintes informações talvez possamos considerar melhor os dados, vejamos:

  • Embora seja um índice muito útil,a renda per capita, por se tratar de uma média esconde várias disparidades na distribuição de renda. Por exemplo, um país pode ter uma boa renda per capita, mas um alto índice de concentração de renda e grande desigualdade social.
  • A renda per capita (“por pessoa”, “por cabeça”) mostra a renda média da população.
  • A mesma pesquisa mostra que a densidade domiciliar, que é representada pela relação entre as pessoas moradoras nos domicílios ocupados e o número de imóveis ocupados, passou de 3,8 registrada no Censo de 2000, para 3,3 em 2010.

Ou seja, 8,3% das famílias do Brasil vivem com um salário de 765 a 1530 reais por mês e o PIB que é toda a produção anual de bens e serviços ocorrida dentro do território do país teve alta expressiva no 1º tri e cresce 1,3% como divulgado no Estadão online, isto é uma constatação da desigualdade social frente aos dados expostos pelo IBGE. As classes sociais que vivem com essa faixa salarial são respectivamente D e E.

COMPARE COM A TABELA ABAIXO:

O GOVERNO PAGA AO PROFESSOR PÚBLICO 964,00 REAIS POR MÊS. QUAL A CLASSE SOCIAL QUE ESTE SE ENQUADRA SEGUNDO A TABELA?

Se é assim que se gratifica e remunera o profissional de base, podemos fazer uma projeção de quando o Brasil será um pais desenvolvido, NÃO É?. Porém, não tem outra forma do PIB subir senão explorando alguém, se for você ou eu tanto faz.

Um pouco de política, mercado e miséria não fazem mal a ninguém, mas deixa muita gente em silêncio.

>>>>>

Tabela IBGE da população do Brasil em relação as classes sociais (fonte wikipedia):

CLASSE E – Até 2 Salários mínimos…..32,1%
CLASSE D – 2-5 Salários mínimos…….36,0%
CLASSE C – 5-10 Salários mínimos……22,3%
CLASSE B – 10-20 Salários mínimos……7,7%
CLASSE A – 20+ Salários mínimos……..1,9%

Mini currículo do autor:

nome: Mauricio Valentini – http://idsocial.com.br
Empresa: Unifran – a Universidade de Franca Cargo: Analista de Redes Sociais
Contato: redessociais@unifran.br / mauriciovalentini@gmail.com

Mestre em Linguística, Especialista em Marketing e Vendas, Graduado em Arquitetura e Urbanismo e Graduado em Educação Artística. Atualmente trabalha como docente e técnico-administrativo da Universidade de Franca. Tem experiência na área de DESIGNER PARA WEB e COMUNICAÇÃO E MARKETING, com ênfase em PROJETOS WEB, atuando principalmente nos seguintes temas: FERRAMENTAS ACADÊMICAS DE INTERATIVIDADE, BLOGS, SITES E REDES SOCIAIS CORPORATIVAS.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.