Home / MÍDIAS SOCIAIS / A simpatia é uma prática essencial nas redes sociais. Afinal o que é simpatia?

A simpatia é uma prática essencial nas redes sociais. Afinal o que é simpatia?

Filiar-se.Simpatia.

Segundo David Ugarte em seu livro “o Poder das Redes”, a simpatia é uma prática essencial nas redes sociais, principalmente quando se estendem para os ambientes “Social Media“.

Afinal o que é simpatia?

Mesmo que alguns “Gurus” prometam isto, este artigo esta longe da simpatia como forma de magia ou feitiçaria básica embasada em superstições populares. E sim na posição social que as pessoas ocupam aos se relacionarem, presencial ou digitalmente.

No dicionário Houaiss da Língua Portuguesa o termo possui vários significados,

Simpatia s.f. (1600cf. Jluc) 1 afinidade moral, similitude no sentir e no pensar que aproxima duas ou mais pessoas 2 relação que há entre pessoas que aproxima duas ou mais pessoas 3 relação que há entre pessoas que, tendo afinidades, se sentem espontaneamente atraídas entre si 4 impressão agradável, disposição favorável que se experimenta em relação a alguém que pouco se conhece…

Para que haja simpatia é necessário o “contato” e a interação dentro de um processo social. O contato é a fase inicial da mútua estimulação, um aspecto primário do processo social. A interação, ação social entre dois ou mais indivíduos envolvendo significados e expectativas, é a reciprocidade de ações sociais. Nesta dinâmica temos a exposição de nossa cultura e costumes, demonstrações de “pertença” e identificações do grupo ao qual participamos – “nosso grupo” – o processo social, o qual produz, aproximação – cooperação, acomodação, assimilação ou afastamento – competição, conflito.

Portanto, SIMPATIA, deixa os verbetes do dicionário para tornar-se uma ferramenta de gestão. Uma ferramenta que deve estimular e combater o ETNOCENTRISMO*. Um eterno favorecer e explorar. Simpatia é saber filiar-se. Simpatia é saber conciliar o que convém a você com o que convém aos outro.

Em síntese, polidez no presencial e simpatia no digital. De qualquer forma fuja do antipático, altruísta e orgulhoso.

::::::::::::::::::::::

*ETNOCENTRISMO: Atitude emocional que sustenta o grupo, a raça ou a sociedade a que uma pessoa pertence, superiores a outras entidades raciais, sociais ou culturais. Esta atitude encontra-se associada ao desprezo pelos que não pertencem ao grupo.

 

:: >>>Sobre o autor:

Mauricio Valentini é professor universitário e analista de mídias sociais na Unifran.Contatosvalentini@idsocial.com.br ou mauriciovalentini@yahoo.com.br .
Portfóliohttp://valentini.idsocial.com.br .
Sites: http://www.idsocial.com.br ou http://www.facebook.com/idsocial

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.